Quarenta

27maio08

Terminei de ler o livro de Jon Krakauer, Na Natureza Selvagem e faço minhas as palavras de um dos apresentadores do mesmo: “um relato fascinante sobre idealismo, fantasia e também sobre o lado terrível da experiência de contato direto com a natureza”.  O livro pode ser lido como uma discussão sobre o que, afinal, queremos da vida, se mais poder ou se mais saber, com sabor. Recomendo o livro para professores que queiram uma fresta para espiar as almas. O que mais nos dão os bons escritores? Retomo hoje a leitura de O Jogador, do Féodor. Almas há, umas quarenta, que eu gostaria de compreender melhor. Vou pedir ajuda ao velho Dostoiévski.

Anúncios


2 Responses to “Quarenta”

  1. 1 Frank Sautter

    Nunca li “O Jogador”, mas, dos livros de Dostoiévski que li, o que mais gostei foi “Recordação da Casa dos Mortos”. Em “Os Irmãos Karamazov”, por outro lado, Aliocha faz o céu parecer um inferno, e o inferno um céu.
    Se suas quarenta almas não incluem nenhuma alma tipicamente russa ou tipicamente argentina, trocaria suas quarenta almas pela compreensão de uma única alma tipicamente russa ou uma única alma tipicamente argentina. Neste último caso provavelmente ficaria rico!

  2. Ronái. “O Jogador” é mesmo muito bom. Adoro a “Generala”, que vai a cidade tentar salvar o sobrinho do vício do jogo e fica … (ops, melhor não contar esta parte). Confesso que de pronto sei que jamais vou compreender as almas rasas destes 40 sujeitos (como de resto não entendo as demais 6,5 bilhões, certamente não tão rasas, espalhados por este orbe), mas também sei que as noites destes 40 em especial serão longas e frias neste inverno. Eu cá estou lendo meus livrinhos do Montalbán, meu guru para coisas espanholas. Inté.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: