“A república de Santa Maria”

15jun08

O colega Frank chamou a atenção em um comentário abaixo para a entrevista que o Estado de São Paulo publica hoje com a Governadora Ieda Crusius. Em um certo momento ela assim se refere à UFSM, segundo a matéria do Estadão:

Estadão: A direção da universidade está identificada com algum partido?

Yeda: A universidade é administrada pelo PT e o prefeito de Santa Maria foi coordenador da campanha presidencial do Lula. Mas a universidade desapareceu do cenário. A polícia é federal, a análise é federal e as fundações são federais, mas isso acabou. Virou de uma forma que o superintendente da PF fala das questões estaduais. Chama para entrevista, faz o diabo.”

No final da matéria o repórter pede um balanço sobre o movimento “fora Yeda”. Ela responde”

” Os movimentos “fora Yeda”, na verdade, são movimentos da oposição para exilar todos os partidos do governo. Não é contra a Yeda. O primeiro cartaz está sempre lá, com a governadora, e é natural que seja assim. Mas não é uma hecatombe só para mim. É uma hecatombe para todos.”

Eu passei o final de semana pedalando a lambreta e perseguindo basiliscos em Santo Antão e estou muito cansado para pensar sobre essas hecatombes. Em todo caso, espiei a Veja e vi que ali também há uma grande matéria com a nossa Governadora, na qual ela usa a expressão “a República de Santa Maria”, para fazer referência a uma casta de políticos e quetais que não lhe querem bem, segundo ela, o que inclui alguns aspectos da Ufesm. 

Quem diria! Aqui nasceu, não faz muito tempo, a famosa aliança PT-PDT, que unia numa mesma canção JAF e, na época, estudantes universitários que hoje são lideranças estaduais e municipais. O Pimenta é um representante dessa época, como até os basiliscos sabem. Depois houve chapa PT-PDT, numa boa. Mas daí a dizer que o PT administra a Universidade, os basiliscos estranham, até porque a Universidade anda bem devagar, não? 

O que me chamou a atenção foi o assunto da hecatombe. Nesse ponto a governadora foi feliz. Falou em hecatombe, falou na Odisséia. Falou na Odisséia, falou em Ulisses. Falou em Ulisses, falou no Bloomsday, q.e.d. Como qualquer leitor da Odisséia sabe, o multiastucioso herói Ulisses não perdia uma oportunidade de fazer uma hecatombezinha em homenagem aos deuses, sempre que fosse o caso. Algumas vezes os detalhes são suculentos” “Receberás o sacrifício de uma novilha de um ano, de larga testa, indômita, nunca submetida a jugo”. (Canto 3, 380)

A gente mal fala em grelhar um rim de ovelha para comemorar o Dia do Bloom e ficam falando na República de Santa Maria! Nada de hecatombe amanhã, Dom Guina, para não falarem mal da gente.

 

Anúncios


3 Responses to ““A república de Santa Maria””

  1. Professor Ronai!

    O Blog do Luis Nassif também transcreve a matéria vinculada na impresa.
    A República não é mais de Platão mas Santa. http://www.projetobr.com.br/web/blog/5

    zolin

  2. 2 Maiquel Rosauro

    Interessante a declaração de Yeda sobre a UFSM, ela tenta jogar seus problemas na União. A cada dia seu governo desce mais a ladeira…

    Abraço

  3. Nada contra a análise, que até pode ser contestada no campo das idéias, mas no geral (e até em algumas especificidades) é correta. A questão que me faz dar meu pitaco, aqui, é outra. A Veja é uma ex-revista. E há, na reportagem que li na manhã de sol deste domingo, uma série de imprecisões. E duvideodó que a expressão “República de Santa Maria” seja da lavra da governadora. Me parece mais uma “criação”, menos do repórter que assina a dita cuja reportagem, e mais,muito mais, de algum espécime da redação, em São Paulo, que fez o texto final. Agora, não deixa de ser engraçado ver pessoas que duvidavam da capacidade da Veja (o que é uma verdade) agora darem crédito a ela. Coerência é uma coisa tão boa, mas tãããão boa, que está meio em desuso.. hehehehe!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: