Aníbal Brondani

13jul08

 O Seu Aníbal acompanhava, preocupado, a sorte de uma de suas vaquinhas que estava sob os cuidados do veterinário que havia sido trazido às  pressas, de Cachoeira do Sul, por um parente, quando cheguei. Pedi licença para fazer umas fotos do riacho que corre em sua propriedade, depois de nascer logo ali no morro a sudoeste de Vale Vêneto. Seu Aníbal Brondani ainda mantém em funcionamento um alambique, dos poucos em toda a Boca do Monte.

Às vezes aparece por ali uma equipe de tevê para filmar as instalações. A partir de agosto a cachaça começa a pingar dos canos de cobre. O alambique é especial pois é dos poucos que moem a cana por meio de uma roda d’água, “hoje em dia é tudo na base do motor elétrico”, ele explica, na voz rouca, com um sotaque italiano bem marcado. Errei por um ano a idade dele, arrisquei oitenta e ele pareceu contente em dizer “menos um”. As pernas do Seu Aníbal não funcionam direito, os joelhos estão duros e lhe impedem de movimentar-se à vontade. Ele precisa de duas bengalas para qualquer deslocamento. Ali é puro cerro e pedra e rio. O que lhe sobra agora é servicinho bobo de esparramar o milho.

Peço licença para fazer umas fotos dele, “para o Festival de Inverno”, e ele se presta, solícito, admirando a codaque que mostra a foto na hora. A conversa vai e vem e se estende. Ele me oferece uma cachacinha do alambique, agradeço lembrando a lei, a fiscalização. Ele sabe de tudo, tem uma antena parabólica na frente da casa e se mostra bem informado sobre certos assuntos. Ao saber que trabalho na Ufesm, fica surprêso, será que sou “daquela turma”? Digo que não, ele me olha desconfiado. Quem diria, onde a gente vai encontrar certos temas. E certas vizinhanças do Seu Brondani, que me pede discrição sobre esses assuntos. Pois então tá.

Anúncios


3 Responses to “Aníbal Brondani”

  1. 1 Saucedo

    Oi Ronai!

    Olha a matéria que encontrei na página do Terra: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3010764-EI5030,00.html

    Abraço.

  2. 2 ronairocha

    Caro Rogério, acabo de ler a matéria indicada, não havia tomado conhecimento. Obrigado! Um grande abraço!

  3. Esta foi legal! []
    🙂


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: