Vestibular

28mar09

ninho-1-of-1Faz já dez anos que o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) existe. O Enem avalia os estudantes e muitas escolas não gostam dele, pois escancara o quadro escondido da penúria pedagógica nacional. O Enem não cobra muita decoreba, e sim certas habilidades mais gerais, certas capacidades de análise e síntese. Eu já disse muitas vezes em público que o Enem certamente teria cada vez mais importância na vida escolar do aluno e seria um dia um componente importante na seleção dos alunos para as universidades. Na verdade algumas universidades já usam a nota do Enem como componente do processo de seleção dos alunos.

Pois agora o MEC propõe que o Enem vá adiante dando o exemplo e inspiração para uma prova nacional para todo o sistema de ensino federal. Na segunda-feira o ministério enviará aos reitores a proposta. 

Trata-se da primeira proposta concreta para mudar o estado das coisas nessa área. A ver, então, na segunda-feira.

Seria legal se nossos candidatos ao reitorado da UFESM tivessem idéias  e posições bem claras sobre essas coisas do campo. Ou a campanha vai ser no estilo do comer mingau pela beirada, fora isso e fora aquilo?

Fiz a foto da arvore seca numa localidade chamada Sertão, no interior de Dilermando de Aguiar, proximidades de Santa Maria da Boca do Monte, que fica próxima do Passo do Verde, sobre o Rio Vacacaí.

Anúncios


One Response to “Vestibular”

  1. Ufa… ainda bem que o amigo voltou. Procurava textos por aqui quase diariamente e…. nada.. hehehe. Mas entendo, não é tua obrigação. Em compensação, ao voltar, matou a pau. Sobre os dois temas: Enem e reitoria. Quanto ao segundo, lamento informar ao professor: mesmo sem frequentar o campus, o que talvez devesse, minha experiência (pequena, mas enfim) em cobertura de eleições para reitor não indica qualquer mudança no comportamento. E, cá entre nós, duvideodó que o Enem esteja na discussão – nem mesmo da periferia das periferias dos debates. É o que penso. Torcendo muito para que me engane. Inclusive porque, em uma década e pouco o (meu) Pedro deverá estar enfrentando o vestibular. Qualquer que seja ele.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: