Herança de letramento

03maio09

zilbra-1-of-11
Eles jogavam futebol nas proximidades da Vila Block e o sol entrava. Achei que daria uma boa imagem e parei para fazer uma foto. Pedi licença, eles gostaram da idéia, continuaram jogando. O enquadramento com o sol não funcionou e fui para trás da goleira, na esperança de uma imagem melhor. A luz não ajudava, fui me desculpando, agradeci e ia indo embora quando um deles me perguntou para que ia servir a foto. Eu disse que ia colocar na internet. “Então diz onde, que a gente pode ver no computador da escola!” Entreguei um cartão com meu nome, não tinha uma caneta para anotar o flickr e pedi que fizessem uma busca no Google, que logo achariam.
O menino, boné, pés no chão, candidato a cotas, se quiser, me olhou sem surpresa, tudo bem, vamos buscar, ele disse, logo combinando com os demais a tarefa para a segunda-feira na escola.

    Os pais deles, em boa parte, não sabem ler e escrever. Esses meninos e meninas pertencem a uma nova geração de brasileiros, que, ao entrar para a escola, vinham sem herança de letramento. A escola nem sempre sabe tratar esse caso, acostumada que está com gente de berço de letras.
    Por essas e por outras que eu tenho vontade de dar uns gritos numas criaturas que falam da escola como aparelho disso e daquilo, aquele ventriloquismo althussero-foucaultiano fora de lugar.

2 Responses to “Herança de letramento”

  1. 1 Elton

    Enquanto isso, na sala da liga extraordinária do MEC…

    Deu no portal G1: “MEC quer acabar com a divisão por disciplinas no ensino médio”. A proposta da vez é juntar tudo e fazer uma divisão em quatro grandes áreas: línguas; matemática; exatas e biológicas; e humanas, além de aumentar em 25% a carga horária.

  2. 2 ronairocha

    Elton, escrevi sobre o tema a partir de nota do MEC que saiu na entrada da noite! Abraço, obrigado!


Deixe um comentário

