No centro de Santa Maria, RS.

23ago09

No centro  (1 of 1)
Com todas as licenças, permissões e legalizações concedidas pela Administração Municipal no ano passado, um curso de água foi canalizado e coberto, para dar lugar a um condomínio construído pela Lupe Construtora.
Dom Augusto, onde se come o melhor galeto da cidade, durante anos a fio pediu as permissões legais para canalizar o arroio que corre ao redor de seu restaurante. A impávida prefeitura negou. Augusto argumentava que as emanações do arroio, uma vez geradas pelo descontrole sanitário, não deviam prejudicar ainda mais o ambiente das mesas onde se come o frangueto. Neca, neris, não: o arroio não podia ser canalizado, Dona Marina, essas leis todas.
Dom Augusto aposentou-se sem ver o arroio coberto.
Dom Augusto não tinha cargo em comissão na Dona Prefa. Um dos donos da construtora, segundo me contaram, teve uma confiança importante na gestão anterior.
Ano passado as motoserras da construtora liquidaram com uma verdadeira floresta que havia no centro de Santa Maria. A dita empresa havia obtido licença da prefeitura para construir um mega-projeto (uns 150 apês) no coração do coração. Liquidaram com a florestinha e cobriram o arroio, o mesmo arroio que o Augusto durante anos pediu para ser coberto, na parte que lhe toca. Saracuras, jacus e outras animálias, algumas rastejantes, que habitavam o coração da Boca foram devidamente desalojadas. Ontem tombou uma das últimas árvores que fazia sombra para o arroio ora entubado. Fiz a codaque acima do momento histórico.
Dois pesos, duas desmedidas.
Dom Augusto é uma dessas pessoas que a gente tem orgulho em cumprimentar.
A Lupe vai deixar uma árvore para lembrança. Os futuros condôminos vão achar muito bonito, nem vão desconfiar do arroio que dorme sob os alicerces. E quando forem jantar no Augusto, para o que bastará atravessar a rua, numa noite de verão, talvez reclamem do mau-cheiro.
Como diria Sófocles, devezenquando a vida é uma merda.

Anúncios


No Responses Yet to “No centro de Santa Maria, RS.”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: