A Bússola da UFSM

15nov09

279981875.672678Faz um tempão (15 de abril de 2009) que escrevi sobre a escultura que a atual administração da Ufesm postou na Avenida Roraima, nas proximidades da rótula. Naquela época o trabalho não estava concluído. Entre outras coisas eu disse que minha impressão era que a obra deixava o espectador um tanto desorientado: uma profusão de cores, uma forma ambígua de rosto e mapa, quatro pontas a sugerir os pontos cardeais, indicados por quatro letras.
Agora a Bússola está pronta.
Num sítio da internet encontrei uma matéria que diz que “Amoretti justifica o elemento simbólico por entender que o objeto é um instrumento de orientação considerado um dos maiores inventos da Humanidade. “A bússola, assim como a Universidade, nos permite tomar rumos do desconhecido”, esclarece Juan, que complementa: “como símbolo de orientação, aponta o rumo para aqueles que buscam a Instituição a fim de concretizar sonhos, ideais nos saberes das Ciências, Artes e letras”.
Acho boa essa comparação da bússola com a universidade.
Agora, no que diz respeito ao monumento, que fazer? Eu não gostei. Achei que o resultado final, que mistura elementos figurativos (o rosto), letras do alfabeto, pontos cardeais, num formato indefinido (mapa?) não ficou bom. Mais não digo porque se trata, como disse, de meu gosto, que pode ser um mau gosto. Agora, no mesmo sítio fiquei sabendo que Amoretti fez um projeto a ser concretizado (ou metalizado?) pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, nas proximidades da rótula nova da Casa de Retiros. Trata-se de uma homenagem a Ícaro.
Da Bússola eu digo que não gostei, simplesmente. Agora, se o Ícaro for esse que está na foto acima (que encontrei na mesma matéria da internet), aí vai dar um debate bem interessante, eu acho, sobre os rumos da escultura bocamontina no contexto atual, não?
Para ver a matéria original sobre o Ícaro, com a foto, clica aqui.

3 Responses to “A Bússola da UFSM”

  1. 1 Luiz Reffatti

    homenagem a Icaro?????? e as NOSSAS lendas?

  2. O Voltaire Schilling precisa fazer uma visita a Santa Maria. Muito provavelmente vai rever seus comentários sobre Porto Alegre, para ele a capital das monstruosidades.
    Bom divertimento
    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2695641.xml&template=3898.dwt&edition=13384&section=1012
    Aguinaldo Severino

  3. O Voltaire Schilling precisa fazer uma visita a Santa Maria. [2]

    No mais, prometi pra mim mesmo que nunca mais voltarei a me pronunciar publicamente sobre a natureza da arte, para salvar minha condição de quase-filósofo das garras oportunistas dos não-artistas que eventualmente expõem nos espaços culturais aqui e acolá.


Deixe um comentário

