A faca e a cachorrada

24nov09

Um sujeito que escreve coisas maravilhosas sobre faca é o Cabral de Melo. A faca do Jorge Borges em “O Sul” é a mais famosa da literatura, quem sabe. Mas o David Mamet escreveu um livro com esse título provocativo, “Três usos da faca” que me encantou. Saiu pela Civilização em 2001 e apenas agora o li, pela indicação do Pedro Rocha. O livro é uma reflexão “sobre a natureza e a finalidade do drama”. Drama, como ele diz, “é da natureza humana”. É a primeira frase do livro, que é pequeno, 82 páginas, mas cumpre o que promete, nos falar um pouco e bem sobre a composição do drama, no teatro, no cinema, na vida nossa de cada dia. Fiquei muito contente com a descoberta desse livro, que já li vez e meia no avião e no onibus. Eu me interessei por ele porque volta e meia me pego pensando sobre os rumos da arte nos dias de hoje, dividida entre algo que teimamos em chamar de arte e outras coisas que chamamos de entretenimento, e o Mamet discute bem isso. Lá pelos parágrafos me lembrei do Mestre Guina, não sei bem porquê:
“Shakespeare nos informa que a verdade é um cachorro que tem de ser chicoteado de volta ao canil, enquanto a senhora cadela pode ficar ao pé da lareira, fedendo”.
Achei muito bom isso do cachorro. De apontar na caderneta.

2 Responses to “A faca e a cachorrada”

  1. Ronái,
    fui nos meus guardados e achei a citação:
    “Truth’s a dog must to kennel; he must be whipped out, when Lady the brach may stand by the fire and stink.”
    É uma fala do “bobo” no Rei Lear (Ato I, cena iv, 110-112)
    É uma metáfora sobre as três filhas do rei. Enquanto Cordélia diz a verdade, Regane e Goneril mentem. Lear expulsa a pobre Cordélia de seus dominios e se submete às duas filhas que causarão sua ruína.
    Vou ali tomar um cachorro engarrafado.
    Abraços

  2. Vou procurar, na esperança de não precisar endereçar minhas preces apenas ao santo tcheco.


Deixe um comentário

