Quem não cometeu?

19dez09

Quem não cometeu versos na adolescência? Aqui, tomo a palavra “versos” de modo vago, de modo a abranger a poesia, mas também as divagações confusas sobre o mundo.
Na minha turma de clássico, no Maneco, ler era uma paixão.
Schirmer, por exemplo, fazia um estilo mais contido, gostava de falar – lembro como se fosse hoje – de relações internacionais como se fosse um assunto da rua onde morava e tinha preferências mais tradicionais em Literatura Brasileira. Ficava com Machado, se lembro bem. O Candinho era dividido. Flertava com concretistas, Rubem Braga, e na hora agá resvalava para o romantismo. Cézar Schirmer e eu e o Candinho e a Sílvia e o Paulinho e a Vera e tantos demais outros, éramos apenas uns adolescentes metidos, que liam mais do que podiam entender. Por exemplo, Guimarães Rosa era motivo de brigas sobre os conflitos entre conteúdo e forma, por exemplo. Li três vezes o Grande Sertão, para escrever um trabalho para a professora de Literatura (Léxico e Sintaxe em GSV), e incorri na ira do Tarso Genro, que, em nome do realismo luckacsiano, me advertiu sobre os limites políticos de quem privilegiava a forma, o estilo, o som da língua.
O que pensar de tudo isso hoje? Li a matéria da ZH de hoje sobre o Paulo Neves e me deu uma alegria. O Paulo Neves escreve muito bem, e diz coisas bonitas sobre poesia e adolescência. A reflexão dele sobre a des-importância da poesia na vida da gente é um tento.
Escrevi poemas horríveis na minha adolescência, como quase todos os meus colegas. O Paulo Neves joga umas luzes sobre essas compulsões. Ilumina.

One Response to “Quem não cometeu?”

  1. Eu ainda cometo.


Deixe um comentário

