Silvia Capaverde

10fev10

Silvia Regina Silveira Capaverde, professora de Filosofia na rede estadual, em Santa Maria e na Ulbra, faleceu hoje. Silvia era formada em Direito e depois formou-se em Filosofia na UFSM. Ingressou no mestrado em Filosofia da UFSM, sob orientação do Prof. Róbson Reis e obteve o título com um trabalho sobre Heidegger. A seguir começou uma nova carreira como professora de Filosofia. Ainda estou perplexo com o fato e faço esse registro no blogue para tentar alcançar a comunidade de amigos da Sílvia.

8 Responses to “Silvia Capaverde”

  1. 1 Edvaldo Gonçalves

    Soube do fato ontem por acaso, e uma perda enorme para os amigos e familiares, a Silvona como costumava chamar sempre foi super gente fina e sempre pronta para ajudar aqueles que a procuravam, meus sentimentos a familia.

  2. 2 amarildo martins

    também soube ainda no dia 10/2 através do prof. adriano amarante. de fato, a notícia é muito triste. de forma estúpida, ao que ouvi das circunstâncias, uma pessoa cheia de vida, brilho, sonho e solidariedade nos deixa. à família, registro meu pesar nesta hora doída e já cheia de saudade.

  3. 3 Valdemar Jr

    Foi minha professora, excelente pessoa, meus sentimentos a familia

  4. Em priscas eras o gordo era valorizado sexualmente com suas banhas eróticas. O padrão de beleza era esse. Azar o meu que nasci atrasado…
    Mas há um complô planetário contra os gordos. Fisioterapeutas, médicos, personals,nutricionistas, cirurgiões, cardiologistas,massoterapeutas,endocrinologistas, psicólogos, psiquiatras e mais uma centena de profissionais investem a ferro e fogo contra essa pobre classe desprotegida. Mais a mídia, manequins, figurinistas, comentaristas, televisões, etc…atrolhando de neuroses e complexos a pobre cabeça dos gordos.
    Eu não conheço nenhum homem gordo solitário ou solteiro. A classe é bem solicitado para ser marido e pai.
    Quem entende de biologia e de genética sabe que o genoma planeja a genter prá tudo…salvo algum distúrbio glandular, tá lá carimbado nos genes e cromossomos a fatalidade : a gente é rifado pela Natureza para ser gordo. Embora o risco das comorbidades seja grande, é “natural” ser gordo. E submeter um gordo a um regime é “normal” (sob o ponto-de-vista médico), mas é ANTINATURAL sob o ponto-de-vista biológico e genético. Não sei se me faço entender.
    Estou com 69 anos e não tenho absolutamente nenhum problema de saúde, para decepção da minha médica e da minha mulher. Faço academia 3 vezes por semana. Não bebo uma só gota de álcool há 8 anos. Fiz a cirurgia bariátrica não mutiladora, isto é, apenas restritiva (a banda gástrica ou anel). Tinha 162 quilos. Consegui baixar para 114. Mas já estou em 134 de novo, fazendo esteira uma hora por dia.
    A médica faz uma cara de decepção quando entrego os quase 40 exames NORMAIS para ela.
    Então, botei como meta ficar com 100 quilos. Porque sei que jamais serei magro. É da minha natureza.
    E quanto a esta máfia toda que quer neurotizar os gordos eu dedico a ela o meu solene peido em fá maior !

    Abraço, Ronai querido !

    James Bond+

  5. 5 Ronai

    Abraço, caro James. Quando assisti a série “Roma”, na HBO, havia um personagem que me fazia lembrar – irrestivelmente, devo dizer – de ti. Era o gordo e simpaticíssimo leitor dos editos de Cézar. Se um predicado nunca te faltou, no bom e no mau tempo, quando pude conviver contigo, foi um senso de humor sempre pronto e vivo. Eu também fiquei pensando muito sobre esses estereótipos que nos castigam. Recentemente passei cinco dias sem um dente da frente e pude me dar conta da brutalidade deles; eu não me autorizava a dar uma risada! No primeiro dia eu quase entrei em depressão; no segundo dia a vida veio cobrar seu preço e eu já dava umas risadinhas, quase esquecido da dental tragédia. O dentista comentou, pois é, faz pouco tempo que embarcamos nesse padrão de estereótipo. George Washington não tinha nenhum dente e nem por isso deixava de rir, disse ele, e é por isso que ele aparece de boca fechada e bochecha recheada, nas notas de dólar; a boca está cheia de algodão, a pedido do artista. Ficamos aqui, meu querido, tentando ser mais compreensivos com a gente mesmo e com os outros. Grande abraço!

  6. 6 Thaigor Farias

    Soube hoje, por acaso dessa tragédia. Nossa, foi um choque! Uma pessoa cheia de vida, literalmente me ensinou a gostar de filosofia, me fez enchergar o quão importante e interessantíssimo é este ramo, e licionava como ninguém, definitivamente ningué. Sempre bem vestida, cheirosa (que perfumava todo o corredor do Colégio Cilon Rosa no ano de 2007), e de um bom humor privilegiadíssimo, a nossa filósofa deixou um vazio eterno e jamais reparável em todas salas de aula em que passou, e mais ainda, em nossos corações. Sou muito grato, profe, por tudo, tudo mesmo! Fique com Deus, MAESTRA!

  7. 7 lizandra portalet

    REALMENTE FOI UMA PERDA INRREPARAVEL,HJ PASSANDO-SE 4 MESES,PARECE QUE FOI ONTEM QUE ENTREI COM ELA NO HOSPITAL,FIQUEI LA REZANDO ATE ELA SAIR DA CIRURGIA,ACOMPANHEI LADO A LADO OS ULTIMOS DIAS DE MINHA AMIGONA….FEZ O QUE ELA TANTO QUERIA,O QUE ELA ESTAVA PLANEJANDO ,MESMO QUE ESTA FATALIDADE TEVE QUE RODEAR SEU DESTINO. PERDI UMA AMIGA,UMA PESSOA EXTREMAMENTE MARAVILHOSA, MAS COMO SABEMOS QUE AS INFLUENCIAS PARA ESTE ATO,É A PROPRIA SOCIEDADE QUE IDEALIZA AS PESSOAS LINDAS…AS QUE SÃO MAGRAS,ROUPAS,PARA MAGRAS…E COMO TEMOS VAIDADE,QUEREMOS PROCURAR O MELHOR PARA AGRADAR OU OUTROS…ENFIM DEUS QUE SABE!!!! AMIGA SOU SUA FÃ HJ E SEMPRE!!!!

  8. 8 Ana Flor

    E ninguém vai falar do médico que a matou? Os médicos que realizam a cirurgia bariátrica estão cada vez mais fissurados em operar e lucrar com isso, ignorando se realmente o paciente tem indicação para tal cirurgia. Lamentável o que fizeram com a Silvinha…


Deixe um comentário

