Por uma História Natural de Santa Maria

09abr10


Nessas horas que antecedem a decisão de devolver as calçadas e praças do centro de Santa Maria aos transeuntes convém saudar adequadamente o lançamento do número 38 da revista Ciência&Ambiente. Eu digo isso porque esse número da revista é um belo conjunto de estudos sobre nossa paisagem: geologia, clima, solo, hidrografia, vegetação, fauna, fósseis vegetais e animais. E a moldura desses estudos é a feliz lembrança da “beleza da paisagem em que a cidade está engastada”. O estudo que abre o volume, de autoria de José Newton Marchiori e Valter Noal Filho, recupera algumas descrições da paisagem de Santa Maria na pena de antigos viajantes, desde Saint-Hilaire e mesmo antes, e esses depoimentos e lembranças de viagem convergem para a admiração dessa peculiar posição geográfica de nossa cidade, “marcada pelo contraste entre suaves coxilhas, na Depressão Central, e o recortado talude da Serra Geral com sua densa floresta, ao norte da cidade…”. Depois do artigo de Marchiori e Noal seguem-se os demais, sobre aspectos naturais específicos, cada um mais fascinante do que o outro para quem quer conhecer um pouco mais de nossa região.
No final das contas e leituras a gente não tem como não se sentir um tanto privilegiado em morar por essas bandas. Elas ainda tem muito para andar, por certo. Depois de ler os artigos sobre fósseis da região, por exemplo, a gente se pergunta como é que ainda não existe um “parque triássico” por aqui. Santa Maria “revelou para o mundo alguns dos fósseis mais importantes da história da Paleontologia”, diz a página 182, mas pouca gente sabe deles ou pode ver reproduções dos mesmos.
O centro da cidade vai ficar mais agradável, uma vez removido o barraquedo do bianca, como por vezes são chamados, em homenagem a uma das origens do camelódromo. Mas isso será apenas o recomeço simbólico de um novo esforço para que a cidade faça justiça à sua própria história e possibilidades. A revista Ciência&Ambiente, mais uma vez, acerta a mão e faz sua parte.

Anúncios


One Response to “Por uma História Natural de Santa Maria”

  1. 1 Delmar Bressan

    Faltou contar, caro Ronai, a autoria das magníficas fotos da capa. É de sujeito atento e atencioso que anda por aí envergando um charmoso chapéu. Quem será o distinto ?
    Um grande abraço e boa leitura para quem se aventurar pela história natural da nossa Santa Maria da Boca do Monte…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: