Diários da Revolução

27abr10

Consegui hoje na Feira do Livro uma preciosidade: os Diários da Revolução de 1893, em dois tomos. No primeiro há um estudo introdutório dos organizadores (Coralio Bragança Pardo Cabeda, Gunter Axt e Ricardo Vaz Seelig) e o diário de Francisco da Silva Tavares. O segundo volume traz o diário do General Joca Tavares. Esses manuscritos foram guardados por mais de 110 anos, e faz pouco tempo foram editados e publicados por iniciativa do memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Um achado na Feira.
Achei também o livro de contos do Luiz Sérgio Metz, O Primeiro e o Segundo Homem, na banca das Artes e Ofícios. Tem mais um ou dois exemplares por lá.
Não achei o Candinho para dar um abraço, mas amanhã passo lá mais cedo.

Anúncios


One Response to “Diários da Revolução”

  1. 1 Jorge Telles

    Estará saindo em breve um outro diário, este inédito, é o Diário de 23, que versa sobre a maior revolução gaúcha em termos de combates, a de 1923, montada nos anos trinta mas até hoje escondidas para não causar um mal-estar entre Getulio Vargas e o Assis Brasil que costuravam a Frente Única. Ela foi montada por 2 gabrielenses, o Sérgio Martins Schoereder e o Dr. José Narciso da Silveira Antunes. Na época, esse diário seria apresentado para a Junta Revolucionária do Rio De Janeiro que a publicaria com o objetivo de arrecadar dinheiro para o fundo revolucionário. Esses originais eu descobri por acaso, foi quando pesquisava subsidios para montar o livro Honório Lemes e as Revoluções de Seu Tempo ( LIC-SedaC RS duas edições 2000 e 2002 esta última para o 2°Forum Social Mundial) na residência da Sra. Paulina do Valle Antunes, viuva do Dr. José Antunes, médico da Swift e da coluna revolucionária do Honório Lemes em 1923. Após o falecimento da Dona Paulina em Rosário do Sul, pedí os mesmos diários para a professora Ana Regina Fernandes Antunes, nora da mesma que me forneceu as cópias. Está na programação deste ano daMartins Livreiro-Editor.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: