Não temos tempo de sobra para tudo

20maio10

Certa feita, em Atenas, Sócrates discutia com Teodoro sobre, afinal das contas, em que consiste o conhecimento. Podemos saber algo com certeza ou o quê? Lá pelas tantas o assunto enveredou para outro lado e Sócrates comentou que haviam se afastado do tema principal. Teodoro retrucou que eles tinham tempo de sobra para conversar. Ou não? Sócrates não mostrou muita firmeza, dizendo apenas que aparentemente, sim, tinham tempo. E nesse momento lhe veio a mente uma diferença muito interessante entre eles, os filósofos, e os advogados. Os advogados, lembrou ele, quando entram nos tribunais e iniciam a defesa de suas causas, falam com tempo marcado. Os juízes colocam sobre a mesa uma clepsidra e ela começa a pingar. Quando a água termina, acabou a defesa. O advogado é pressionado pela clepsidra. O filósofo pode conversar em paz, pelo tempo que quiser e não se preocupa se a conversa dura muito ou pouco, pois está preocupado em atingir a verdade.
Me lembrei dessa história agora que o Cézar Schirmer começa uma nova fase em seu governo, com novos secretários. Os políticos são como os advogados. Eles não tem tempo de sobra para tudo. Se eles não tomarem as decisões, as decisões os tomam. E por essas razões precisamos sempre julgar os políticos com a régua adequada, que nunca é a mesma que podemos usar para julgar os cientistas, por exemplo. Se o cientista não descobre a cura do câncer, paciência, vamos aguardar mais. Mas se o prefeito não substitui as lâmpadas queimadas depois de instituir a taxa de iluminação, nada de paciência com ele, e ele entende. Vai daí, quem sabe, o tal pé no acelerador que ele pediu aos secretários.
Ciência e filosofia é uma coisa, política é outra coisa. Mas até o Sócrates reconhecia que não convém aos filósofos abusar demais da liberdade de mudar de tema. Afinal, no final das contas, tanto os filósofos quanto os políticos estão submetidos ao tempo.
Clepsidra vem do grego kleptein, roubar, ocultar.
Na política, quem anda devagar rouba o tempo da gente, o único que a gente tem. Hoje foi inagurada a foto da avenida Rio Branco no prédio da Biblioteca na Avenida Presidente Vargas. A gente fica esperando a outra inauguração da Rio Branco, no tempo que o prefeito pediu.

Anúncios


No Responses Yet to “Não temos tempo de sobra para tudo”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: