O quorum de Cristo

06jun10

Na sexta-feira passada fui cedo para a Ufesm; eu precisava substituir alguém em uma reunião do CEPE, suplente que sou. Cheguei em ponto, oito-e-trinta, abaixo de chuva. Haviam uns doze ou quinze professores por ali; logo chegaram reitor e vice e mais alguns; e ali ficamos esperando o quorum entrar pela porta. Deu as oito e quarenta e cinco e nada do quorum chegar. E deu as nove e nada, o quorum havia decidido ficar em algum outro lugar que não aquele que lhe paga o pão ou que lhe oferece um curso; afinal, a bancada estudantil também se fez notar pela ausência da grande maioria.
A reunião do CEPE não foi realizada.
O reitor prometeu “puxar as orelhas” dos corpos faltantes. Fiquei pensando na ambiguidade da promessa, um modo de chamar os faltantes de crianças, mas também de marcar a falta de solenidade de todos nós ali naquela hora, presentes e governados pelos ausentes. A pequena tragédia institucional ficava assim mascarada pela promessa de orelhas puxadas. Saí deprimido. A universidade, como diz o James Pizarro, será o lugar onde o sujeito que trabalha trinta anos sem ter uma falta só e de fato se dedica a ela vai ter o mesmo tratamento que esses corpos de Cristo que se dão ao direito de não ir ao trabalho na sexta-feira chuvosa de feriadão? De assim em assim a coisa pública vai ficando cada vez mais particular. E de puxão em puxão a orelha da gente vai ficando comprida.

Anúncios


2 Responses to “O quorum de Cristo”

  1. 1 Lara

    parece o Ensaio Sobre a Lucidez, do Saramago. 🙂

  2. 2 Ivan Zolin

    Professor Ronai!

    Li seu texto pela referência feita no “blog” http://blog.gessinger.com.br/
    O quorum é sempre um problema, ainda mais de Cristo.
    O bom desse fato é que a representação mínima é respeitada na tomada de decisão; em outro tempos e lugares era segundário, vale a vontade do dirigente.

    Zolin


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: