“O lugar do papel”: mais uma primorosa edição da Ciência & Ambiente

26jan11

Está nas livrarias o quadragésimo número de Ciência & Ambiente, revista semestral e temática publicada na UFSM em combinação de esforços do CCR, CCSH e CCNE, liderada pelo Prof. Delmar Bressan. O tema do 40 é “O Lugar do Papel”, que teve como editores convidados o Prof. Carlos Vogt, da Unicamp e o Prof. Ronai Pires da Rocha, da UFSM. Dá para ver que sou suspeito, portanto, em escrever sobre esta edição. E que tema é esse, “o lugar do papel?”. Como diz a revista no Editorial, há uma pergunta no ar: “O que o futuro reserva para os livros, revistas e jornais impressos diante da vigorosa expansão dos meios digitais? Como se dará tal convivência? As bibliotecas assumirão qual formato? A ciência e a educação em geral resultarão beneficiadas?(…)” O que mais eu gostei nesta edição foi o arco temático nela abrangido, que vai desde o tema das mudanças da paisagem do bioma pampa pela invasão dos eucaliptos – ou seja, o mundo da produção da celulose e do papel – até os temas dos livros eletrônicos, bibliotecas digitais, novos rumos de editoração, etc… Este número ocupa um lugar especial nessa hora em que até mesmo no Brasil os jornais começam a entrar em crise e aderem rapidamente aos novos formatos digitais. Desde janeiro a Folha cabe no Ipad, por exemplo, e com sucesso crescente. No meu caso, é hábito já formado ler a Folha tomando café, na primeira hora da manhã. Para quem está interessado nas transformações da paisagem do pampa, o trabalho de José Newton Marchiori e Fabiano Alves é um primor: de texto e de tema, vale frisar. Fiquei tão impressionado que já enchi o tanque da lambreta para percorrer aquelas paisagens agora em fevereiro próximo. O trabalho de Cristiane Pedrazzi é digno de menção, pois nos faz lembrar que a celulose ainda não tem substituto à vista no horizonte, e se, como diria o filósofo, devemos ter filosofias de acordo com as quais possamos viver, fiquei pensando que devemos pensar sobre o papel de forma coerente com a forma de levar nossas vidas… Enfim, uma revista que nos faz pensar! Eu erro em citar esses dois trabalhos, pois o certo seria destacar todos os demais, mas isso faria dessa nota um artigo a parte. Se você quer saber algo sobre o estado da arte do “lugar do papel”, essa edição é o lugar. Parabéns, mais uma vez, ao editor senior e mor da Ciência & Ambiente, Prof. Delmar Bressan, e ao Valter Antonio Noal Filho, o primoroso programador visual, capista, editor de texto da revista. Ao cumprimentar esses dois homenageio todos os demais responsáveis pela revista.

Anúncios


5 Responses to ““O lugar do papel”: mais uma primorosa edição da Ciência & Ambiente”

  1. 1 filopucpos

    Ronai,
    guarda uma pra mim?

  2. 2 R

    Com certeza, está guardada!

  3. 3 Tiago da Silveira

    Interessante a temática da revista… E teus comentários deixaram-me com uma grande vontade de lê-la.
    Agora, a pergunta: esta publicação é realizada somente em papel, certo? Neste caso, também pedirei para que guardes um exemplar para mim.

    E enquanto não leio, fico refletindo: há alguns dias um colega riu-se de mim ao me ver calculando em um papel, em meio a folhas impressas e com várias anotações. “Tu ainda usas isto??”, perguntou ele de sua mesa de trabalho, apenas com o notebook e uma luminária.
    Posso ser da geração Y e gostar muito de tecnologia, mas para mim o papel sempre terá lugar garantido!

    Um abraço.

  4. 4 Delmar Bressan

    Por dever de ofício, devo informar que o Prof. Ronai assina um dos artigos publicados em C&A 40. Trata-se de um belo texto (de leitura obrigatória) sobre “o lugar da palavra”.
    Aos interessados: a revista pode ser encontrada na Cesma e na Livraria da Editora da UFSM.

  5. 5 Anabela

    Olá Bressan, parabéns pela revista, podes me enviar o teu email, tentei entrar em contato pelo mail da ufsm mas não consegui ….
    abs.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s