“Eles aguentarão no miojo”

09jun12

“E agora que os servidores técnicos-administrativos da Ufesm se declamam em breve”, me pergunta o jovem europeu recém chegado na Boca do Monte, o que se segue? Ele ainda não fala bem o português, daí minha transcrição dessas expressões, “declamação da breve”. Eu tento explicar a ele que as breves brasileiras nada tem a ver com as breves européias. “Como assim?”, pergunta ele. Bem, aqui nenhum brevista perde o pagamento do salário quando se declama em breve. Ele faz uma cara de debochado e ri, enquanto me diz que estou “princando”. Não, sem brincadeira, em mais de trinta anos de breves, e mais de 1.600 dias de declamações de breves, não há corte de salários durante as breves das universidades. “Mas a breve não é uma quebra unilateral do contrato de trabalho?” Bem, no setor privado e nas Europas, quem sabe, mas aqui nas ufesms das vidas não é bem uma quebra de contrato, está mais para uma envergadinha discreta, eu respondo. “Mas então, qual é o ponto das breves, qual é a moral das breves? As pessoas deixam de trabalhar e o governo não deixa de continua bagar? “Pagar”, eu corrijo. Sim, é isso mesmo. O meu amigo fez cara de quem não estava entendendo nada e queria mais explicações. “Mas como?” É que depois da breve a gente volta a trabalhar e faz o serviço que deixou de ser feito, tipo assim, a gente volta e dá as aulas que deixaram de ser dadas. Ele continuou me olhando meio estupefato, não entendia nada. “Mas isso é uma loucura, como se os dias pudessem voltar, como se vocês tivessem uma máquina do tempo?” Eu vi que o assunto iria longe e me ative à pergunta inicial dele. “Agora que os servidores se declamaram em breve, um certo grupo, que controla o restaurante universitário, vai deixar de fornecer as refeições. O outro grupo, que controla a biblioteca, vai raptar os livros. Mas os estudantes já conhecem bem esse jogo, faltam apenas três semanas para o final do semestres, e eles encaram isso como um detalhe pitoresco da vida acadêmica, que costumam tirar de letra. “Aguentarão no miojo esses poucos dias e logo estarão em férias, esperando que o frio de julho amorne a breve.” Ele continuava sem entender nada. “Como assim, aguentar no miojo?” Eu expliquei para ele que precisava ir no quintal, carnear uma ovelha, e que depois a gente continuava a conversa.
Ele fez cara de quem mal podia esperar.

One Response to ““Eles aguentarão no miojo””

  1. 1 Vitor Biasoli

    Pô, Ronai, mas se cortarem o pagamento, como é que vamos exercer nosso direito de greve?
    Comecei a fazer greve no Magistério Estadual, em 1979. O falecido Amaralzinho não nos cortou o salário, na época. Nem o Jair Soares. E acho que o Simon – de triste lembrança – também não.
    Levei anos para entender que o Governo podia fazer isto. Levei anos para compreender esta “peculiaridade” das greves de funcionário públicos.
    Primeiro corte que senti na pele foi feito pelo Governador Collares, em 1991. Foi inesquecível!


Deixe um comentário

