Os sonhos ocos (final)

23abr13

foto3Em 1865 D. Pedro II passou por Rio Pardo, a caminho de Uruguaiana, para conferir o andamento da guerra contra os paraguaios de Solano Lopez. Viajava em carreta e de quando em quando fazia uma parada mais larga para descansar. O magistrado da cidade, Abilio Castro fez o ritual da época: entregou a chave de sua casa a Dom Pedro e saiu, dizendo as palavras mágicas: “A casa é sua”. Na época isso era literal, a casa passava a ser de propriedade do Imperador. E por ali Dom Pedro ficou um par de dias, recuperando as forças. Mais tarde a casa foi comprada pelo médico Luciano Raul Panatieri, primeiro negro diplomado em Medicina (UFRGS) no Rio Grande do Sul, em 1922. Fomos recebidos pela filha dele, Maria Marta, que nos mostrou a casa, ainda hoje funcional. Ela vem todos os domingos a Rio Pardo (ela mora em Porto Alegre) para cumprir o ritual de abrir a casa e mostrá-la a algum visitante de ocasião.
Rio Pardo era uma calmaria só. Eu não podia deixar de olhar para aquelas duas caixas cheias de sonhos; eram quase quatro horas da tarde e agora eles estavam mornos de sol; eu não conseguia imaginar alguma fila de comedores de sonhos.
Eu e meu amigo mandamos o regime às favas e comemos mais um cada, prometendo para as senhoras dos sonhos que voltaríamos, para aprender mais sobre a história de Rio Pardo e para novamente comer os deliciosos ocos.
Daí ligamos as lambretas e voltamos para Santa Maria, pensando, entre outras coisas, teria Dom Pedro, o magnífico, comido sonhos em Rio Pardo?

Anúncios


No Responses Yet to “Os sonhos ocos (final)”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: