Apetias e apatites, e os “segmentos”

23maio13

A campanha para a “consultação” da futura Reitoria da Ufesm deu um passo importante hoje, graças à nossa Sedufesm. Os candidatos à consultação foram ouvidos hoje sobre uma série de temas. O primeiro foi o que os cujos candidatos pensam sobre a necessidade de abrir uma sangria interna para conversar sobre nossa identidade organizacional, a saber, a necessidade de convocar uma “estatuinte” para discutir e decidir sobre novos formatos organizacionais e decisórios.
Tenho apenas dezesseis leitores, e para não me arriscar a ser levado a mal, vou resumir o que entendi da posição de cada um dos três candidatos.
1. FM, atual reitor, segundo os promotores, foi “distoante”. A razão da “distoância” é que ele, sic, “encaminhou às direções de Centro a orientação para que as “bases” fossem ouvidas com o intuito de saber qual o entendimento em relação a uma readequação acadêmico-administrativa na instituição.”
2. PB, diretor atual do CCS, segundo os promotores, foi “mais enfático”: ele disse que “desde o tempo em que era estudante, em meados da década de 1970, se ouve falar em estatuinte, mas que até hoje não foi concretizada.” E teria acrescentado que “o que se percebe é uma falta de apetite para realizar um debate mais aprofundado. Todavia, enfatizou, essa apatia precisa ser superada e o debate realizado. E não será nos conselhos departamentais ou nos conselhos de centro que isso ocorrerá, mas por um processo em que os segmentos sejam ouvidos, e isso necessariamente passa por uma assembleia estatuinte exclusiva, que deve fazer um debate profundo, durando o tempo que for necessário.”
3. ER, diretor atual do CT, segundo os promotores, [o candidato não foi qualificado nesse item,parece não ter sido nem distoante nem enfático] “se [sic] manifestou sobre a necessidade de ouvir todos os segmentos para a realização de mudanças na instituição. Posicionou-se favoravelmente à convocação de uma assembleia estatuinte.”
Se entendi bem,
a) o primeiro postulante quer usar os canais institucionais usuais para saber o que a instituição pensa sobre tais nobres temas. Para isso ele pediu que os diretores de centros consultassem os chefes de departamentos que consultassem os professores, etc, etc… para saber o que pensam, e que esse seria o caminho adequado. Isso foi “distoante”, se entendi bem, porque o tom foi dado pelos outros dois postulantes.
b) o segundo postulante, pelo fato de ter poderes de percepção especiais que vão além da voz dos departamentos e conselhos de centro, quer combater uma patologia reinante (a “falta de apetite”) e “superar a apatia”. [Caros 16 leitores; eu copiei e colei o texto do sítio do sindicato. Talvez seja um problema de digitação, nesse caso, essa transformação de “apetite” em “apatia”. Minha dúvida decorre do fato que o postulante invoca a memória de seus tempos de estudante “desde meados de 70 até hoje”; isso diz respeito a um tempo de quase trinta anos, e isso me atinge pessoalmente. Ele estaria querendo dizer que em mais de trinta anos de “consultações” bem sucedidas esses “apetites” e essas “apatias” ficaram sempre na mesma?
[Mais sobre isso na semana que vem].
c) o terceiro postulante parece flertar com as posições do segundo, como a dizer, “às favas departamentos e coordenações, vamos ouvir os ‘segmentos'”; o texto do sítio do sindicato me pareceu um tanto lacônico sobre a fala do terceiro postulante, em número de conceitos e linhas e fica difícil ir mais além; ele não foi nem “distoante” nem “enfático”, lembram”?
Essa consultação vai ser emo, não? E bem segmentada.
Mas as metáforas, como diria minha querida amiga Alice (que maravilhas!), que prato, não?

Anúncios


2 Responses to “Apetias e apatites, e os “segmentos””

  1. 1 Arno Dallmeyer

    Meu amigo Ronai andou degustando cogumelos, acho…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: