Esses tempos

23dez13

IMG_9919Na semana passada fui na Reitoria, tratar de uns papéis. Aproveitei para subir ao quinto andar e me despedir do professor Dalvan, que deixava o cargo. Na saída encontrei alguns membros da nova equipe que vinham se apresentar e reconhecer o terreno. Aproveitei para desejar a eles o maior sucesso possível na nova tarefa. Penso que é esse o sentido de participar do processo eleitoral. Se votamos, aceitamos a regra do jogo. Se perdemos, queremos que o vencedor seja bem sucedido. Foi o que desejei para eles, é o que todos desejamos para o reitor que assume hoje a Ufesm.
A nova administração, em certo sentido, abre um novo período. Afinal, o reitor que se despede hoje foi vice-reitor, em 2005, daquele que foi vice-reitor do reitor que abriu um ciclo em 1997. Assim, houve um grupo que, em certo sentido da palavra e com importantes rupturas internas, esteve na reitoria de 1997 a 2013. As rupturas internas nesse período ainda estão em aberto e suas consequências acontecem no dia a dia da Universidade. O processo eleitoral foi apenas um desses horizontes em que elas se projetam, de uma ou de outra forma. Será preciso ainda algum tempo para se conhecer melhor o que aconteceu, pois os livros que foram publicados sobre o episódio de 2007 (conhecido popularmente como “Operação Rodin”) ainda não deram conta do assunto. O ultimo deles, “A outra face da operação Rodin” é, de longe, o mais importante, mas suas teses mais fortes somente serão – com sorte – vitoriosas quando sair a sentença.
Pode bem ser que o ciclo que começa hoje não seja tão novo assim. Certamente não é. É certo, no entanto, que as dificuldades serão muitas e que as verbas serão poucas, como acontece faz cincoenta anos. É certo que algumas demandas serão demasiadas e que os desapontamentos virão. Isso, como se diz, faz parte. Mas se não nos faltar o sentido de Universidade estaremos bem providos para esses tempos.
Que seja, a administração nomeada hoje, bem sucedida.

Anúncios


No Responses Yet to “Esses tempos”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: