“O facho da revolução queima o punho de quem o acende”

05fev14

1907  Cati-1

Paredes  Cati 2-1

Paredes  Cati 3-1

Quarto  Cati 2-1
Caro V. B., vão aqui as prometidas fotos e algumas notas de minha visita ao quartel do Cati. Como te disse, depois de reler o Dyonélio Machado, tive esse comichão de conhecer as ruínas do quartel. E aproveitei para ler o livro do Ivo Caggiani, “João Francisco, A Hiena do Cati” (Martins Livreiro). A Hiena declarou, em 1930, o seguinte:
“Quem conhece a história das grandes revoluções, sabe que as reformas institucionais e de costumes não se realizam e aperfeiçoam sem grandes sacrifícios, e que não é possível evitar certos episódios desagradáveis para alguns dos que a fazem ou dos que as resistem. Geralmente o facho da Revolução queima o punho de quem o acende.” Qualquer semelhança é mesmo semelhança.
Como tu sabes bem, o Ruy Barbosa, depois de conhecer pessoalmente o João Francisco, deixou de chama-lo de hiena. João era um leitor de Augusto Comte, e mostrou-se inesperadamente refinado aos olhos de Ruy. Tinha filosofia, como diria Robert Musil. Como sabes, para Musil, entre certas filosofias e despotismo, a vizinhança é boa. Na época João era mais conhecido como caudilho, mas dá quase na mesma, não?
Eu acho que essa história da Hiena do Cati merece uma visita mais demorada. Ela me parece ser um episódio muito relevante e pouco lembrado de nossa história psicopolítica. Espero que te surpreendas um pouco ao ver que as ruínas do famoso quartel da hiena não estão em tão mal estado. E que me acompanhes na conclusão a que cheguei, que essa história se presta a uma boa discussão da filosofia política que nos constituiu aqui nos pampas e que até ainda hoje tem alguns desdobramentos curiosos, que mereceriam nossa atenção.
Um abraço, R.

Anúncios


No Responses Yet to ““O facho da revolução queima o punho de quem o acende””

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: