Na Saldanha Marinho

15mar15

Li no Claudemir que amanhã, dia 15 de março, domingo, na volta das duas ou três da tarde, na Praça Saldanha Marinho, haverá uma concentração de pessoas que defendem o impedimento da Presidente. Li em algum outro lugar que essas pessoas vão se deslocar em marcha pela rua do Acampamento, seguindo para o Santuário da Medianeira.
Foi inevitável comparar a marcha com as romarias. Sei não, as romarias da Medianeira juntam, por baixo, cem mil pessoas. A comparação vai ser inevitável.
Depois, tem outra coisa. Se vai ser tipo romaria, se vai terminar no Santuário, tem que rezar.
Esse filme já passou.
O petrolão é uma vergonha só, o PT está em agonia porque virou, faz muito tempo, um partido que nem os outros grandões, a Presidenta está em papos de lulas, tudo isso.
Mas um fotograma – vai lá, meia dúzia deles – não faz um filme. Estamos passando por cenas que constrangem quem um dia apoiou o PT, e na Santa Maria, foi muita gente.
Eu mesmo cheguei a ser filiado ao PT. Me mandei no dia em que o Lula beijou a mão de Sarney, em nome da governabilidade.
Mas isso não me impediu de ver com alegria tudo o que foi feito em termos de políticas sociais de inclusão, pouco antes avançadas.
A turma do romanée contii, no entanto, fazia muito mais por si mesma.
E assim o que restava do sonho foi se esfumaçando.
Não nos resta pouca coisa: a democracia tem um valor universal, e esse foi o compromisso e o aprendizado de uma geração. Um dia, os comunistas tiveram que aprender isso. Os romeiros de amanhã farão, aos poucos, um caminho parecido.
O Claudemir teve uma sacada muito legal: os cartazes de convocação da romaria de amanhã só trazem uma gurizada de unha feita.
Um tanto de voz, um tanto de reza, na Saldanha Marinho, que abrigou, num extremo, Getulio Vargas e Luis Carlos Prestes. Nas democracias, as gangorras.

Anúncios


No Responses Yet to “Na Saldanha Marinho”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: