A Universidade e o sagrado

26maio15

IMG_2840Em 1936, diante do ditador Franco e seus asseclas, o filósofo Miguel de Unamuno fez um discurso de protesto contra o general que proclamou, em voz alta, “Viva a morte” e “abaixo a inteligência”. Unamuno era reitor da Universidade de Salamanca, um centro de rebeldes. Ele, dedo em riste, disse palavras que representam a maior defesa do sentido da universidade, contra as ditaduras e os obscurantismos:
Este é o templo da inteligência! E eu sou o seu supremo sacerdote! Vocês estão profanando o seu recinto sagrado. Sempre fui, apesar do que diz o provérbio, profeta em meu próprio país. Vencereis, mas não convencereis. Vencereis porque possuem a força bruta de sobra. Mas não convencereis, porque convencer significa persuadir. E para persuadir precisam de uma coisa que lhes falta – razão e direito na luta. E parece-me inútil pedir-lhes que pensem na Espanha”.
Estamos a poucas horas do fechamento da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria.
Veremos, daqui a algumas horas, mais uma vez, as autoridades universitárias ficarem de joelhos diante deste gesto obscurantista. Os reitores da Ufesm, um depois do outro, greve após greve, tem ficado de joelhos diante dessa profanação. A força bruta das greves fecha as páginas dos livros, por um, dois, três meses. E fica tudo por isso mesmo.
Fica um pouco pior. Fica o sentimento, como o de Miguel de Unamuno, que é inutil pedir para se pensar no sagrado ali trancafiado, refém da força bruta de sobra.

Anúncios


One Response to “A Universidade e o sagrado”

  1. 1 Róbson

    Pois é, Ronai, com a velhice vamos nos repetindo. Lembra do Sartre e a dialética das ações e processos? Um Reitor que, observador do direito de greve e guardião da autonomia universitária, contratasse pessoal técnico para manter abertas as bibliotecas de sua Instituição, tal Reitor não seria reeleito no futuro. Alguém poderia saber que eleição para dirigentes universitários e fechamento de bibliotecas não são ações abstratas? E se soubesse? Meios e fins!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: