Sobre os trilhos que se afastaram

11jul15

Captura de Tela 2015-07-11 às 07.39.30 Ineficazes, antiéticas, injustas e ilegítimas, eis o que as greves da Andes são, segundo o professor na Federal Fluminense: ineficazes, pois o que ocorre é um esvaziamento da universidade, antiéticas porque acobertam férias extras e remuneradas; injustas e ilegítimas porque atingem somente o ensino de graduação e são greves deflagradas por pequenas assembléias. O sindicalismo andeano extraviou-se, distanciou-se de suas bases. Se num trilho a universidade federal tornou-se mais complexa e incorporou a pós-graduação na sua própria medula – coisa que não existia nos anos oitenta -, em outro trilho o sindicalismo andeano, agarrado à bandeiras de fundo político-social que dizem muito pouco ao sindicalizado, distanciou-se daquilo que hoje é uma universidade federal, com todos os seus problemas. Os dois caminhos se afastam cada vez mais, para azar de quem não quer ver isso.
O entendimento generalizado da comunidade universitária é que a grande maioria dos problemas que temos devem ser resolvidos andando, e não parando.
Mas o sindicato não consegue entender isso. Quer parar as universidades, ou ao menos fazer de conta que elas param.
A unica possibilidade de recuperação da legitimidade do nosso sindicalismo é que ele volte a ter um mínimo de princípio de realidade. E isso somente será obtido se ele passar a ouvir a maioria dos professores, que fazem a universidade andar no dia a dia, apesar de seus problemas. Parar a cada dois, três anos é visto hoje como choradeira. Acho que não é por acaso que nas assembléias quem defende a greve tem que gritar. É quase um choro.
Acho que não é por acaso que quem defende a greve tem que chamar a imensa maioria dos professores de “alienados”. Alienado, quem mesmo, cara-pálida? Vai um espelho?
O professorado simplesmente não se reconhece mais no sindicato que está aí.

Anúncios


No Responses Yet to “Sobre os trilhos que se afastaram”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: